top of page

Mitos e verdades sobre medicamentos manipulados

Atualmente, muitos prescritores estão aderindo às formulações manipuladas para tratar ou amenizar sinais e sintomas de pacientes. Porém, ainda existem muitos mitos e verdades sobre essa prática. Vamos esclarecer alguns:

Manipulados não são seguros: MITO

As farmácias de manipulação licenciadas seguem as boas práticas de manipulação (BPM). A Magistral da Amazônia adota um processo rigoroso de controle de qualidade, tanto da matéria-prima quanto do medicamento pronto, sendo tão seguro quanto o medicamento industrializado.


Manipulados não têm eficácia comprovada: MITO

São tão eficazes quanto os medicamentos industrializados, pois utilizam os mesmos princípios ativos e excipientes. Aqui na Magistral, nossos fornecedores passam por um processo de qualificação rigoroso. Utilizamos os melhores do país.


Manipulados são contaminados: MITO

As farmácias de manipulação seguem protocolos rigorosos de higiene, e aqui na Magistral da Amazônia não poderia ser diferente. Todo o processo de manipulação é controlado e supervisionado para evitar possíveis contaminações cruzadas.


Manipulados são personalizados: VERDADE

Cada formulação é única, de acordo com as necessidades de cada paciente. É possível personalizar as doses e as formas farmacêuticas para facilitar a adesão ao tratamento.


Manipulados precisam de prescrição de profissionais habilitados: VERDADE

Na Magistral, respeitamos as prescrições. Isso é fundamental para a segurança do paciente, pois elas são adaptadas ao quadro clínico de cada um.


Em resumo, os medicamentos manipulados são, sim, uma opção segura e eficaz, desde que estejam de acordo com as exigências legais e sanitárias, e sejam preparados por profissionais habilitados.

 

 

Cuidados a serem tomados com seu medicamento manipulado!

Assim como os medicamentos industrializados, os manipulados necessitam de cuidados para evitar contaminações, o que pode reduzir sua eficácia e vida útil. Vamos listar alguns cuidados abaixo:


  1. Sempre manter o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente. No caso de medicamentos que necessitem de refrigeração, mantenha-os na geladeira.

  2. Sempre manusear com as mãos limpas e secas.

  3. A sílica presente nos potes é responsável por retirar a umidade, sendo assim importante para que as cápsulas fiquem sempre secas. Portanto, recomenda-se não retirá-la.

  4. Atenção à data de vencimento do seu medicamento manipulado.

  5. Tenha o hábito de ler o rótulo do seu medicamento manipulado para evitar tomar o medicamento errado.


Com isso, seu medicamento estará sempre seguro para consumo e, o mais importante, permanecerá eficaz para o usuário.


Agora que exploramos alguns mitos e verdades sobre a manipulação de medicamentos, podemos reconhecer esta como uma opção segura e eficaz. É fundamental contar com o acompanhamento de um médico e escolher uma farmácia de manipulação de confiança, como a Magristral da Amazônia, que agrega qualidade e confiança em seus produtos.


Procure um de nossos farmacêuticos pelo WhatsApp para conhecer todas as opções disponíveis ou envie sua receita online para um orçamento.

 
 
 
bottom of page